Hoje, depois do meu último atendimento do ano, me permiti parar por alguns minutos para refletir sobre as tantas histórias que ouvi por esta tela e nesta sala. Foram histórias de superação e de desconstrução, de felicidade, tristeza e tudo entre esses dois.…
Você já percebeu como a dor chama a nossa atenção, mas a ausência dela passa despercebida? Quando estamos gripados, por exemplo, cada engolida nos lembra da garganta dolorida. Mas, em dias normais, quem acorda pensando: “Maravilha, hoje minha garganta está perfeita”? O mesmo…
Sempre fui a pessoa que pede para abaixarem o volume da televisão ou da voz, que não suporta barulhos repetitivos e sons altos demais. Me sinto chata por isso, mas eu não consigo relaxar com certos barulhos, mesmo os que parecem não afetar…
Hoje cedo, enquanto vestia camadas de roupa para enfrentar o frio lá fora, pensei em como o ser humano é uma criatura frágil. Enquanto eu preciso de várias peças para sair, alguns animais já nascem preparados para qualquer estação. Nós, humanos, não viemos…
Ultimamente, tenho sentido o peso das minhas responsabilidades, mesmo sabendo que estou no caminho certo e fazendo o que gostaria de fazer. Trabalho, estudos, família — há tantas demandas, todas importantes, todas ao mesmo tempo. Para dar conta, me vi encaixando várias atividades…
Quando aprendemos a dizer “não” para aquilo que nos desgasta ou nos desvaloriza, também estamos dizendo “sim” para o que realmente importa para nós. Na psicologia junguiana, conhecer e respeitar nossos limites é fundamental para o nosso processo de individuação, já que somente…
Viajar para o Brasil, depois de um tempo vivendo fora, é quase como continuar um filme que tinha ficado em pausa. As pessoas, os lugares e até as pequenas rotinas que faziam parte do nosso cotidiano parecem estar ali, esperando que voltemos a…
Hoje a Nicole, minha filha de 12 anos, partiu para um intercâmbio na Suíça, onde ela vai praticar francês durante duas semanas. Quando essa oportunidade surgiu e ela se interessou, eu dei a ela todo o meu apoio porque sei por experiência própria…
Como pode ser que duas pessoas passem pela mesma experiência e só uma delas fique traumatizada? Porque suas reações internas e emocionais são completamente diferentes. Ou seja, o trauma não está nos eventos em si, mas em como reagimos emocionalmente a eles no…
Sou analista junguiana e cientista social. Gosto muito de ler, aprender e me desafiar. Outra coisa que eu gosto muito é de escrever. Aqui no blog, você vai encontrar textos sobre a vida no exterior e sobre a psicologia analítica de Jung.
Quase todos os textos publicados neste blog foram também postados no meu Instagram. Me siga para não perder nenhuma publicação. Clique no ícone abaixo!
Pesquise no blog usando alguma palavra chave