Numa apresentação para crianças, tinha uma moça dançando no palco junto com as crianças, e naquele momento me senti super incomodada. Minha primeira reação foi pensar: “Nossa, que mulher sem noção! Que vergonha alheia, isso é só para as crianças”. Mas logo depois,…
Estou de férias na Itália, me sentindo leve e pensando que adoraria morar aqui. Mas sei bem que a realidade de morar em um país é totalmente diferente de fazer turismo nele (eu já fui turista na Alemanha antes e sei do que…
Tem gente que acha que o trabalho de um terapeuta acaba quando a sessão termina, mas não é assim. Depois de atender, eu ainda tenho muito a fazer, então resolvi listar aqui quatro das minhas práticas pós-atendimentos: 1 – Reflexões: após cada sessão,…
Se filhos não vêm com manual de instruções, ser mãe imigrante é se sentir duplamente perdida. É enfrentar o desconhecido junto com os nossos filhos, mas compreender que só podemos acompanhá-los até certo ponto. É querer transmitir nossa cultura, sabendo que nossos costumes…
Ter amigos nativos é ótimo quando moramos no exterior, já que com eles aprendemos o idioma e os costumes locais, além de ganharmos novas perspectivas de mundo. Por outro lado, percebo que fazer amizade com outros brasileiros ajuda na nossa adaptação. Quando estamos…
Eu sempre escrevo aqui sobre psicologia junguiana, abordagem que uso nos meus atendimentos, mas percebi que nunca falei sobre quem foi Jung (aliás, fala-se “iung” 😉). Carl Gustav Jung nasceu em 1875, foi um renomado psiquiatra e psicoterapeuta suíço, e fundador da psicologia…
Só porque nos tornamos adultos, não significa que as nossas vivências na infância estão superadas. A criança interior é uma parte do nosso inconsciente que guarda as emoções positivas e negativas da nossa infância. Temos, por exemplo, a criança feliz, que expressa na…
É impossível resumir a complexidade deste livro em apenas um post de Instagram. Prometo voltar com mais explicações sobre o tema, mas é preciso começar de algum lugar. Se estiver muito nebuloso e você tiver alguma dúvida, me escreve nos comentários! Este livro…
Compartilhar nossas experiências com amigos é uma delícia, mas não equivale a fazer terapia. Quem é psicoterapeuta, como eu, não julga os pacientes: ouve com empatia e comprometimento, sem se deixar atingir emocionalmente. Sabe como escutar, intervir e questionar e, sobretudo, que não…
Sou analista junguiana e cientista social. Gosto muito de ler, aprender e me desafiar. Outra coisa que eu gosto muito é de escrever. Aqui no blog, você vai encontrar textos sobre a vida no exterior e sobre a psicologia analítica de Jung.
Quase todos os textos publicados neste blog foram também postados no meu Instagram. Me siga para não perder nenhuma publicação. Clique no ícone abaixo!
Pesquise no blog usando alguma palavra chave